quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ÁBACO - SUA HISTÓRIA E ALGUMAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA - CDHC

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

História


Figura de um ábaco usado na idade média.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.Então uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egito por escrivães usavam números sexagesimais representados por fatores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit. tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns linguistas especulam que tenha vindo de uma língua semítica (o púnico abakareia, ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak),areia.

_________________________________________________________________________
Foi nesse contexto que trabalhamos com os alunos do 6° Ano A e B do colégio CDHC. FOI MUITO DIVERTIDO E PROVEITOSO!!! Parabéns a todos meu alunos, pelo esforço e dedicação.
e foi assim que ficou nosso trabalho!!!






E finalizamos FELIZES... Família CDHC fazendo o melhor para seu filho! 


Prof. Henrique Feliciano
Matemática, Física e Desenho Geométrico
(81) 9 8809 - 5453



Nenhum comentário:

Postar um comentário