RESUMO SIMPLES
Prof. Henrique Feliciano
jose.henrique59@gmail.com
Indrodução: Com os avanços na tecnologia e a introdução de ferramentas digitais, os professores agora possuem novos recursos que aumentam o aprendizado e o interesse dos alunos na educação básica. O Kahoot é uma ferramenta digital que se destaca por sua capacidade de motivar e engajar os alunos. O processo avaliativo conduzido pelo professor torna-se mais preciso, capaz de observar de maneira clara o desenvolvimento adquirido.
Objetivo: Demonstrar que a ferramenta Kahoot permite que estudantes tenham uma abordagem diferenciada de avaliação que fornece aos docentes uma ideia do conhecimento prévio que os alunos demonstram ter, proporcionando uma aprendizagem conectada à realidade do aluno.
Metodologia: este resumo adota uma abordagem qualitativa, que se revela mais apropriada para o tipo de estudo proposto. O foco deste resumo é tanto descritivo quanto interpretativo. Em relação aos procedimentos técnicos, foi realizado um estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos como observação e questionários online através da plataforma Kahoot, na forma de Quizzes. A investigação ocorreu em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental II em uma escola particular. As atividades foram conduzidas ao longo de três semanas. A metodologia de ensino foi estruturada em três etapas: 1. Estabelecimento das regras; 2. Ensino do conteúdo e 3. Avaliação.
Resultados: Ao final de cada fase, foi realizada uma avaliação para verificar de forma substancial as evidências do nível de aprendizagem dos alunos. Os dados foram coletados ao final de todas as fases, bem como a pontuação correspondente para cada time. O Quiz online, “O jogo dos números”, foi referente ao conteúdo sobre “operações com números interios”. Essa atividade foi composta por 10 questões. Ao final de cada avaliação, a plataforma Kahoot disponibilizou um relatório com o resumo do desempenho de cada participante numa planilha que pode ser visualizada no Excel.
Conclusão: por fim, foi observado a contribuição do kahoot como ferramenta digital na avaliação em sala de aula. Tal ferramenta, potencializou a aprendizagem, por envolver os alunos a participar ativamente das aulas de forma atrativa, constituindo assim, agentes de sua própria aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário