quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Utilizando a ferramenta PLICKERS nas aulas tecnológicas de matemática

 

PLICKERS: UMA FERRAMENTA FEITA PARA PROFESSORES QUE AMAM ENSINAR SEM ENROLAR

Prof. Henrique Feliciano

Você conhece uma única ferramenta que permite acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real, promove a auto-aprendizagem, a personalização do ensino, o senso crítico, a interatividade e engajamento dos alunos e ainda auxilia nos quesitos avaliativos? Continue lendo para conhecer o Plickers, uma ferramenta incrível que proporciona tudo isso.

O Plickers é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula. O App gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados.

Esses dados são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, para adotar como critérios de avaliação dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho.

Isso faz com que os mesmo interajam com os colegas, argumentando suas respostas com os colegas e com o professor. Os benefícios do Plickers é vasto e comprovado. Eu e muitos professores já testamos e aprovamos. E sinceramente, pra mim, é uma das ferramentas mais incríveis que já conheci.

O que vale é testar e confirmar se a sua utilização realmente proporciona impactos positivos na sua sala de aula.

FUNCIONALIDADES DO PLICKERS

O sentido geral do Plickers é bem simples: cadastrar, aplicar, corrigir questões e acompanhar métricas de desempenho de alunos e turmas. Simples, não?

Sim, mas com certeza tem muito o que esmiuçar e descobrir.

Cadastramento de Questões: É possível elaborar dois tipos de questões: de múltipla escolha e verdadeiro/falso. Além disso, é possível criar pastas para melhor organizá-las: por ano, série, assunto etc.

Cadastramento de turmas: O professor ao cadastrar uma turma insere o nível de ensino e área de conhecimento da matéria. Além disso, é preciso também cadastrar os alunos de um a um com seus respectivos nomes. Quando o professor escolhe uma questão e deve informar em qual turma o teste vai ser aplicado. Assim, o aplicativo reconhece quais são os alunos que irão responder a questão.

ATENÇÃO: Os procedimentos de cadastrar questões e turmas devem ser feitos no aplicativo na versão Web. O App para dispositivo móvel é útil somente para, na sala de aula, o professor escolher as questões e capturar as respostas através de um scanner com a câmera do dispositivo.

Aplicação de Testes: Para aplicar o teste e colher as respostas, o professor deve imprimir uma espécie de cartão para cada aluno, que é disponibilizado na plataforma ao cadastrar os alunos. Cada aluno é representado por um cartão com um número. Assim, o professor entrega aos alunos os cartões com seus respectivos números. Depois, o professor seleciona a questão no aplicativo web, projeta a questão onde todos vejam, e através do App no smartphone, escaneia as respostas nos cartões dos alunos.  É através da posição dos cartões, que os alunos mostram ao professor, que o App reconhece as respostas e disponibiliza os dados do desempenho da turma. (Acompanhe o próximo Post com o Tutorial da utilização dos cartões).

DETALHES IMPORTANTES DO PLICKERS

Cadastro: Sim, precisa. Porém, somente pelo sistema de cadastro da plataforma, que solicita nome, sobrenome, e-mail e senha. O Plickers não faz integração de informações do Google nem de outro serviço.

Necessidade de Conexão: Tanto para trabalhar no aplicativo web quanto no mobile é necessário de conexão com internet. Além disso, na transmissão dos testes na sala de aula também é necessário ter um projetor e um computador com o aplicativo web disponível, para sincronizar com o dispositivo móvel, e mostrar as questões e desempenho aos alunos.

Gratuidade: O plickers é uma ferramenta 100% gratuita.


Prof. Henrique Feliciano

Matemática

USO DA FERRAMENTA DIGITAL KAHOOT COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 RESUMO SIMPLES


Prof. Henrique Feliciano

jose.henrique59@gmail.com


Indrodução: Com os avanços na tecnologia e a introdução de ferramentas digitais, os professores agora possuem novos recursos que aumentam o aprendizado e o interesse dos alunos na educação básica. O Kahoot é uma ferramenta digital que se destaca por sua capacidade de motivar e engajar os alunos. O processo avaliativo conduzido pelo professor torna-se mais preciso, capaz de observar de maneira clara o desenvolvimento adquirido. 

Objetivo: Demonstrar que a ferramenta Kahoot permite que estudantes tenham uma abordagem diferenciada de avaliação que fornece aos docentes uma ideia do conhecimento prévio que os alunos demonstram ter, proporcionando uma aprendizagem conectada à realidade do aluno. 

Metodologia: este resumo adota uma abordagem qualitativa, que se revela mais apropriada para o tipo de estudo proposto. O foco deste resumo é tanto descritivo quanto interpretativo. Em relação aos procedimentos técnicos, foi realizado um estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizados métodos como observação e questionários online através da plataforma Kahoot, na forma de Quizzes. A investigação ocorreu em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental II em uma escola particular. As atividades foram conduzidas ao longo de três semanas. A metodologia de ensino foi estruturada em três etapas: 1. Estabelecimento das regras; 2. Ensino do conteúdo e 3. Avaliação. 

Resultados: Ao final de cada fase, foi realizada uma avaliação para verificar de forma substancial as evidências do nível de aprendizagem dos alunos. Os dados foram coletados ao final de todas as fases, bem como a pontuação correspondente para cada time. O Quiz online, O jogo dos números”, foi referente ao conteúdo sobre “operações com números interios”. Essa atividade foi composta por 10 questões. Ao final de cada avaliação, a plataforma Kahoot disponibilizou um relatório com o resumo do desempenho de cada participante numa planilha que pode ser visualizada no Excel. 

Conclusão: por fim, foi observado a contribuição do kahoot como ferramenta digital na avaliação em sala de aula. Tal ferramenta, potencializou a aprendizagem, por envolver os alunos a participar ativamente das aulas de forma atrativa, constituindo assim, agentes de sua própria aprendizagem.