quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

COLÉGIO DOM HÉLDER CÂMARA

ALUNO: ________________________________________________

Prof. Henrique Feliciano

Série: 8° Ano A e B.


LISTA DE EXERCÍCIO I UNIDADE


1)  Complete usando os símbolos Î ou Ï:

a) – 7 __ N           b)2 __ Q         c) ½ __ I   
           
                 e) 0,1666... __ Q        f) 3/5__ N        g) 3,232  __  Q  


2)  Qual a diferença entre o conjunto dos números naturais e o conjunto dos números inteiros? Exemplifique.


3) Transcreva todos os números do QUADRO 1 para o QUADRO 2, obedecendo a organização de cada conjunto.


QUADRO 1
-33
π
2/3
-5
-0,01
12%
0,333...
2π
-7/9
+1
100
0,1
+1,23
0,333...
+1000
0
12
4
-78
22,232323...
-100
0,5
0,5555...
-76
-0,121212...
+8
1/2
10¹
56
10/100
1
+2
-159
10000000000,0
2
123
-789
-23
50%
-100/-100
-1,2
1,000000
9
-2,4444...
1,758236418...

QUADRO 2
NATURAIS
INTEIROS
RACIONAIS
IRRACIONAIS
REAIS





























4) Responda:

QUEM SOU EU?????

Não sou um número natural, não sou inteiro, não sou racional, mas sou real. QUEM SOU EU?

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Represente essa resposta pelo diagrama de Venn.








5) Faça um resumo sobre a vida e as obra de Venn.

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Prof. Henrique Feliciano




ÁBACO - SUA HISTÓRIA E ALGUMAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA - CDHC

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

História


Figura de um ábaco usado na idade média.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.Então uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egito por escrivães usavam números sexagesimais representados por fatores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit. tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns linguistas especulam que tenha vindo de uma língua semítica (o púnico abakareia, ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak),areia.

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Foi nesse contexto que trabalhamos com os alunos do 6° Ano A e B do colégio CDHC. FOI MUITO DIVERTIDO E PROVEITOSO!!! Parabéns a todos meu alunos, pelo esforço e dedicação.
e foi assim que ficou nosso trabalho!!!






E finalizamos FELIZES... Família CDHC fazendo o melhor para seu filho! 


Prof. Henrique Feliciano
Matemática, Física e Desenho Geométrico
(81) 9 8809 - 5453



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

7° ANO - CDHC - OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS.

APRENDENDO SOBRE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS NO 7° ANO "A" DO COLÉGIO DOM HÉLDER CÂMARA - CDHC.



 


O IMPORTANTE FOI QUE O JOGO SERVIU PARA OS ALUNOS ASSOCIASSEM O JOGO AO PRINCÍPIO MATEMÁTICO ESTABELECIDO POR ELE. 


 E FOI ASSIM QUE PASSAMOS NOSSA AULA, APRENDENDO DE UMA MANEIRA DIVERTIDA, MAS COM MUITA RESPONSABILIDADE...

OBRIGADO 7° ANO PELO COMPORTAMENTO E  DEDICAÇÃO....


Prof. Henrique Feliciano


LISTA DE EXERCÍCIO 9° ANO - CDHC

COLÉGIO DOM HÉLDER CÂMARA
ALUNO: ____________________________________________________
Prof. Henrique Feliciano
Matemática
Série: 9° Ano A e B


Esta lista deverá ser entregue exclusivamente no dia 19/02


 Observe com atenção, algumas operações com potências de bases iguais.

                            am . an = am+n                                  (am)n = am . n
                            am : an = am-n                                  ( a . b )= am . bm

1)    Use estas informações e resolva os exercícios abaixo, aplicando a propriedade conveniente:

a) ( x5 : x2 ) . (x7 : x4)                        b) ( 32 . 35) : 38       
                   
2) Simplificando a expressão [29 : (22 . 2)3]-3, obtém-se:  
a) 236
b) 2-30
c) 2-6
d) 1
e) a  

3) Calcule:

a) 2
 = 


b) (-2) = 

c) -2 =

d) 2 =

e) (-2) =

f) -2 =

g) –(-3) =


h) –(-5)³ =


i) –(+2) =

4) Classifique como verdadeiro ou falso:

a) 5
 . 5² = 5⁹ (    )
b) 3 : 3 = 3⁵ (    )
c) 8 : 8³ = 8² (    )
d) 7⁵ – 7³ = 7² (    )
e) 7⁶⁻⁵ = 7⁶ / 7⁵ (    )
f) (7³)² = 7⁵ (    )
g) ( 5 + 2 )² = 5² + 2² (    ) 
h) 3² + 3³ + 3⁵ = 3¹⁰ (    )
5)