domingo, 1 de setembro de 2013

DILATAÇÃO TÉRMICA (LISTA DE EXERCÍCIO)

Colégio Disneylândia
Aluno: __________________________________________________
Prof. Henrique Feliciano                                                   
Física 2° ano

Lista de Exercício


1 - O coeficiente de dilatação superficial do ferro é 24 x 10-6 ºC-1.  Calcule o seu coeficiente de dilatação volumétrica.

2 - Um fio metálico tem comprimento de 100m, a 0ºC.  Sabendo que este fio é constituído por um material com coeficiente de dilatação térmica linear 17 x 10-6 ºC-1, determine:

a)    A variação no comprimento do fio quando este é aquecido até 10ºC.
b)   O comprimento final do fio na temperatura de 10ºC.

3 - Uma placa retangular mede 10cm por 20cm à temperatura de 0ºC.  O coeficiente de dilatação linear do material que constitui a placa vale 20 x 10-6 ºC-1.  Determine:

a)    A área da placa a 0ºC;
b)   A variação da área da placa quando a temperatura sobe para 50ºC;
c)    A área da chapa à temperatura de 50ºC;


5 - Uma esfera de madeira está flutuando na superfície da água, contida em um recipiente, à temperatura de 2ºC.  Se apenas a água for aquecida até sua temperatura atingir 4ºC:

a)    O volume da água aumentará, diminuirá ou não sofrerá alteração?
b)   A densidade da água aumentará, diminuirá ou não sofrerá alteração?
c)    Então, a parte submersa da esfera aumentará, diminuirá ou não sofrerá alteração?


6 - Um paralelepípedo, a 30ºC, tem dimensões 10cm x 20cm x 40cm e é constituído por um material cujo coeficiente de dilatação linear vale 5 x 10-6 ºC-1.  Determine o acréscimo de volume, em cm3, sofrido pelo paralelepípedo quando este é aquecido até 130ºC.

7 - Uma chapa de zinco, de forma retangular, tem 60 cm de comprimento e 40 cm de largura à temperatura de 20ºC.  Supondo que a chapa foi aquecida até 120ºC, e que o coeficiente de dilatação linear do zinco vale 25 x 10-6 ºC-1. calcule:

a)    A dilatação no comprimento da chapa.
b)   A área da chapa a 20ºC.
c)    A área da chapa a 120ºC.
d)   O valor do coeficiente de dilatação superficial da chapa.


8 - Um líquido cujo coeficiente de dilatação  é 20 x 10-4 ºC-1, a 0ºC, preenche completamente um frasco cuja capacidade é 1000 ml.  Se o material com que o frasco é fabricado tem coeficiente de dilatação linear 20 x 10-6 ºC-1, qual é o volume de líquido que transborda quando o conjunto é aquecido a 50ºC?



“A matemática foi o alfabeto pelo qual Deus escreveu o universo” (Galileu Galilei)

EXERCÍCIO DE REVISÃO SOBRE FORÇA RESULTANTE (REFORÇO)

LISTA DE EXERCÍCIO (Força Resultante)

Prof. Henrique Feliciano


1.    Determine a resultante dos sistemas de forças abaixo:

a.    Duas pessoas empurram um sofá em uma mesma direção e sentido. A primeira com uma força de 10N e a segunda com uma força de 15N.

b.    Duas crianças brincam de cabo de guerra. Uma puxa a corda para a direita com força de 8N e a outra puxa a corda para a esquerda com uma força de 7N. Quem vence a disputa?

                       
2.    Represente:
a.         Um corpo onde duas forças de mesma direção e mesmo sentido estão sendo aplicadas sobre ele. Como devemos realizar o cálculo da resultante?

b.         Um corpo onde duas forças de mesma direção e sentido contrário estão sendo aplicadas sobre ele. Como devemos realizar o cálculo da resultante?

3. um bloco de massa m = 2,5 kg submetido a duas forças horizontais de intensidades F1 = 100 N e F2 = 75 N. Determine a aceleração adquirida pelo bloco, nas unidades do SI.

a) 5 m/s2

b) 11 m/s2
c) 15 m/s2
d) 10 m/s2
e) 0


4.      Sobre um corpo de 2 kg atua uma força horizontal de 8 N. Qual a aceleração que ele adquire?

5.      (UEL-PR) Sob a ação exclusiva de duas forças, F1 e F2 de mesma direção, um corpo de 6kg de massa adquire aceleração de módulo igual a 4 m/s2 Se o módulo de F1 vale 20N, defina a intensidade da força de F2.


6.      Sabemos que quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é 10N, sua aceleração é 4m/s2. Se a resultante das forças for 12,5N defina qual será o valor da nova aceleração.